Nome: Ayinger Celebrator
Cervejaria: Ayinger Brewery
Origem: Alemanha (Aying, região da Bavária)
Teor Aloólico: 6,7 ABV
Cerveja do estilo Doppelbock, genuinamente alemã e fiel ao estilo. De cor escura, puxando para um tom fechado entre terra e o preto. Vale lembrar que toda Bock é uma cerveja da família das Lagers.
Bom corpo, densa na medida, sem ser pesada. A palavra que definiria esta cerveja: equilibrada. Ao tocar a boca, sente-se leves notas de café, e o chocolate evidencia-se a cada gole. Amargor presente, notas de caramelo, sem a tornar muito amarga ou muito doce, e um final discretamente seco. A espuma é densa, elevada e cremosa, combinando perfeitamente com o líquido abaixo dela.
Opinião pessoal: a melhor Doppelbock que já tive oportunidade de degustar até hoje. Excelente pedida para o inverno, harmoniza muito bem com pato assado, carne suína, javali, lentilha, chucrute, creme brulée, nozes.
Curiosidade e um pouco de história:
A arte na garrafa também chama a atenção: há um cordão vermelho envolto ao gargalo, com um pequeno bode branco pendurado.
Porque isso?!? Bock, em alemão, significa ” bode”, isto mesmo! Na Alemanha medieval, era muito comum a produção caseira de cervejas fortes, mais escuras e potentes. Bem frequente, inclusive, na cidade de Einbeck, que batizou a receita local de “Beck”, e que depois virou “Bock”.
Porém, há uma outra versão para a história: reza a lenda que, por muito tempo, esse tipo de cerveja foi fabricado apenas durante o signo de Capricórnio, em uma espécie de ritual pagão. Como “bode”, o símbolo deste signo, em alemão é “Bock”, o referido animal virou nome de estilo cervejeiro.