Cerveja – Qual a Temperatura Ideal?

0

Qual a temperatura ideal para apreciar cada tipo ou estilo de cerveja?

 

Bateu aquela vontade de tomar uma cerveja especial… mas aí surge a grande dúvida: Qual a melhor temperatura para degustá-la adequadamente?

As experiências sensoriais mudam sensivelmente de acordo com vários aspectos, sendo um dos principais a variação de temperatura. Desta forma, a temperatura ideal para se degustar uma cerveja depende de inúmeros fatores: estilo, corpo, carbonatação, complexidade de aromas e sabores, fermentação… mas calma, você não precisa saber sobre tudo isto apenas para degustar aquela maravilhosa cerveja! Vamos simplificar.

Não é uma regra, mas em geral, Lagers claras são consumidas mais geladas, Lagers escuras e Ales claras menos geladas, enquanto que Ales escuras menos geladas ainda. Seria mais prudente dizer que quanto maior a complexidade de aromas e sabores, mais alta pode ser a temperatura de serviço.

Preparamos um infográfico super especial com a temperatura ótima para consumo dos principais tipos/estilos de cervejas! Assim, fica muito mais fácil você saber a temperatura ideal para cada tipo (estilo):

Cerveja - Temperatura Ideal de Acordo com o Estilo. Temperatura ideal para a cerveja.

Ou seja, para uma melhor experiência sensorial na degustação, recomendamos:

  • American Lagers, Pilsners: 2 a 7oC;
  • Weizenbier: 3 a 6oC;
  • Lambics: 3 a 7,5oC;
  • Belgian Pale Ales e Tripels: 4 a 7oC;
  • Strong Lagers: 7 a 12oC;
  • Weizenbocks: 6 a 9oC;
  • Porters e Stouts: 7 a 13oC;
  • Strong e Old Ales, Belgian Dubbels e Quadrupels: 10 a 13oC.

 

Ainda ficou em dúvida? O estilo que você quer beber ainda não está na lista?

Mande uma mensagem pra nós! Teremos prazer em respondê-lo!

Em breve traremos muitas novidades super legais relacionadas ao tema!

Share.

About Author

* Sommelier de Cervejas - Instituto da Cerveja Brasil (ICB), Associação Brasileira de Sommelier (ABS), e Association de la Sommellerie Internationale - França (ASI); * Cervejeiro - Curso Avançado de Tecnologia Cervejeira pelo Instituto da Cerveja Brasil (ICB) / Universidade Técnica de Munique (TUM) / Universidade de Weihenstephan; * Diretor Geral/Blogger no Vem do Malte; * Cervejeiro caseiro, entusiasta e estudioso sobre cervejas; * MBA em Gestão Empresarial com Ênfase em Gestão de Projetos – FGV; * Graduado em Engenharia Química – UNISUL; * Professor nos cursos de Engenharia Química, Química Industrial, Engenharia de Produção e Gestão da Produção na UNISUL e coordenador do curso de Pós-graduação em Sommelieria, Harmonização e Empreendedorismo Cervejeiro; * Fundador, proprietário e cervejeiro na Hai Bier cervejaria e pub.

Leave A Reply